segunda-feira, 12 de março de 2012

Back in the time : Anos 30 e a crise de 29


Como todos sabemos a historia e a moda estão integralmente ligados, quando as pessoas pensam nos anos 30, vêem a moda dessa época como algo glamuroso e sensual, uma era de grandes bandas, danças e vida noturna, e realmente era, porem,o que não podemos esquecer é que com a crise de 1929, o padrão de qualidade caiu muito, antes, as mulheres que usavam jóias e mandavam criar os vestidos de acordo com suas medidas agora tinham que comprar roupas fabricadas que não eram exclusivas como antes.


O estilo musical também não mudara muito, o jazz ainda predominava.



Os vestidos pré fabricados, eram longos e elegantes, costas nuas eram muito populares, e o mais importante, existia uma grande distinção entre as roupas de uso diário e noturno, com a ida das mulheres para o mercado de trabalho, suas vidas deixavam de se focar somente em festas e por isso as mulheres precisavam de roupas maleáveis, que dessem liberdade de movimentos para o dia, e roupas glamurosas para as noites de festa, tecidos “metálicos” e aplicação de contas de vidro eram muito populares pra fazer as mulheres brilharem a noite.


Juntamente com a crise, os anos 30 trouxeram de volta um visual mais feminino, as testas escondidas por colches nos anos 20, agora ganhavam abertura com chapeis mais abertos, as cinturas femininas voltaram a ser valorizadas, a mulher tinha que ser doce e meiga pela manhã, e a noite ser sexy e glamurosa, as saias eram mais longas atrás e mais curtas na frente.



Os anos 30 também trouxeram uma “novidade”, apesar de ter sido criado em 1983, o zíper se tornou popular em 1933, quando Schiaparelli o promoveu. Antes, sendo de metal e usado somente em sapatos e bolsas,agora, ele se transformara em um zíper de plástico colorido e muito útil em vestidos.


Madeline Vionnet, designer francesa, abriu uma casa de moda em 1912, e desenvolveu um método de viés transversais durantes os anos 20, tornando o popular nos anos 30, os viés eram utilizados para dar uma qualidade sedutora as roupas, fazendo o tecido pendurar e drapear em dobras sinuosas e esticar ao longo dos contornos do corpo.


O estilo de vida saudável que as pessoas começaram a buscar no fim dos anos 20 ganhou mais força na década de 30, Prunella Stack criou a liga feminina de saúde e beleza, sua idéia principal era promover uma mente e corpo saudáveis.


A década de 30 foi importante para a industria da moda, as lições aprendidas sobre o desenvolvimento de métodos de produção em massa de uniformes de guerra são presentes até hoje, essa experiência permitiu que a industria aprendesse a criar produtos de qualidade, e ainda assim de forma rápida, com preços bons e dentro de uma margem de lucro aceitável.


Os anos 30 começavam com uma crise, que foi até a segunda parte da década, e agora haviam boatos de uma guerra, o clima de tensão fez com que as novas roupas fossem com cores mais escuras, e inspiradas em roupas militares, ombros foram valorizados, os saltos diminuíram, como se sentissem a necessidade de calçados mais ligeiros, a guerra veio em 1939.


Filmes que se passam nos anos 30
Gone with the Wind


King Kong



Cabaret


Australia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores